feira adaptada

Região Central terá mais de 100 animais na Expointer 2020

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fernando Alves (Seadr)
Animais começaram a chegar ontem ao Parque de Exposições de Esteio. Neste ano, o evento não terá a presença do público

Ao menos 50 expositores da Região Central irão participar da Expointer, a mais tradicional feira agropecuária do Rio Grande do Sul. O evento começa neste sábado e se estende até 4 de outubro, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Crateras no Parque Itaimbé colocam pedestres em risco

São 114 equinos e ovinos enviados pela região. A cidade que mais tem expositores é Santa Maria, com 10. Depois, vem Júlio de Castilhos, com oito. Os dados foram fornecidos pela organização do evento.

Ao todo, cerca de mil animais de 18 raças, entre ovinos, equinos e, também, bovinos, participarão da exposição. O número é quase quatro vezes menor do que o da última edição.

Neste ano, a Expointer será diferente. Devido à pandemia, a data foi alterada, assim como o próprio formato. Todos os produtores devem levar os animais até o Parque de Exposições Assis Brasil, local que comemora 50 anos em 2020. Lá, acontecerão as provas e demais atividades. Porém, só será permitida a presença dos animais, criadores e equipes do poder público responsáveis pela organização da feira. O evento não terá a presença do público.

EXPECTATIVA
O presidente da Associação Rural de Santa Maria, Rodrigo Ribas, elogia os produtores que se esforçaram para estar no evento nesta edição. Para ele, mesmo com o parque vazio, o encontro entre pecuaristas e agricultores pode ter um saldo positivo. Entretanto, ele admite que há diferenças entre a negociação "frente a frente" e a digital.

- Olhar o animal de perto faz toda a diferença, principalmente no que diz respeito aos bovinos. Quanto ao maquinário, é outra história. Sei que o pessoal está fazendo negócios à distância, comprando máquinas. O produtor rural não parou em função da pandemia e tem gente com dinheiro no bolso - acrescenta Ribas.

Um dos representantes da região no evento será o pecuarista Tiago Antoniazzi, 41 anos. Ele irá participar do Freio de Ouro com dois cavalos crioulos. O produtor cria a raça há 20 anos.

- Não tenho uma grande expectativa comercial, mas, em relação às premiações nas provas, sempre esperamos algo. Não teremos a presença do público no local, isso diminui um pouco o leque de vendas, mas, mesmo assim, um produtor sempre compra do outro produtor - conta Antoniazzi.

Após caso de Covid-19, ESF é fechada na Região Oeste

O público poderá conferir as tradicionais provas e participar dos leilões pelo site expointer.rs.gov.br, onde serão abertos espaços para transmissão de cada atividade de forma separada e simultânea. Além disso, canais de televisão, a exemplo do Canal Rural e do Terra Viva, irão transmitir partes da Expointer. No site, de acordo com informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), os produtores poderão conversar entre si por meio de salas de negociação.

A área de agricultura familiar também terá modificações. Os produtores poderão expor os produtos, vender online e os clientes interessados poderão buscar os produtos no parque, em sistema de drive-thru ou de tele-entrega.

O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura e entidades do setor rural, entre elas, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs).

*Colaborou Rafael Favero 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com 114 animais representando a região, Expointer começa nesse sábado

Auxílio emergencial é pago hoje para nascidos em setembro e beneficiários do Bolsa Família Próximo

Auxílio emergencial é pago hoje para nascidos em setembro e beneficiários do Bolsa Família

Economia